<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • https://www.correiobraziliense.com.br
    02/06/2024

    Aeronaves se chocam no ar durante festival; um dos pilotos morreu
    Acidente ocorreu por volta das 16h deste domingo (2/6) e o evento foi interrompido
    Sarah Paes — Especial para o Correio

    Neste domingo (2/6), um piloto espanhol morreu e outro português ficou ferido após dois aviões de pequeno porte colidirem no ar durante uma apresentação de show aéreo no sul de Portugal, na cidade de Beja.

    Um comunicado publicado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), que organizou o evento, indicou que o acidente, envolvendo as duas aeronaves, ocorreu às 16h05, durante uma demonstração aérea na periferia da cidade.

    O acidente na base aérea de Beja, localizada a cerca de 180 km ao sul de Lisboa, ocorreu enquanto seis aeronaves pertencentes a um grupo acrobático chamado 'Yak Stars' estavam se apresentando.

    Um vídeo filmado por um espectador e postado nas redes sociais mostrou uma formação de seis aviões em voo, com um deles subindo, aparentemente tocando um dos outros e depois caindo no chão em uma nuvem de fumaça.

    Ainda no comunicado, a FAP prestou condolências à família, amigos e conhecidos dos atingidos na tragédia. Após o acidente, o Beja AirShow, o maior festival aéreo de Portugal, foi cancelado.

     

     

    Aeroin
    02/06/2024

    Após mais de um ano “sumido”, avião Boeing 777 da NASA aparece e faz voo em território americano
    Carlos Ferreira

    Na segunda quinzena do mês de maio, o futuro laboratório voador da Agência Espacial Americana (NASA), um Boeing 777-200ER (de matrícula N577NA), alçou voo após quase um ano e meio parado em uma base aérea na costa leste dos Estados Unidos. Em 18 de maio, o jato partiu da Base Aérea de Langley para Lake Charles, na Louisiana.

    O tempo parado, desde 15 de dezembro de 2022, presume-se, tenha sido dedicado à transformação da aeronave de um jato de passageiros para laboratório, acrescentando os equipamentos, sensores e sistemas que serão usados pela NASA em missões diversas. Em seu novo destino, devem ocorrer as customizações finais antes da entrada em serviço.

    O futuro jato da agência espacial americana não é novo, mas um avião que já voou bastante na japonesa Japan Airlines. A aeronave tem número de série 32892/435 e estava armazenada em Victorville (Califórnia) desde maio de 2020.

    Ainda não há uma data publicamente informada para que o Boeing 777 entre em operação. Quando pronto, ele será baseado nas instalações do NASA Armstrong Flight Research Center em Palmdale. O avião foi comprado por menos de US$ 30 milhões.

    A imagem abaixo, com o trajeto da aeronave em maio, foi disponibilizada pelo site Planespotters.net.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>