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  • O Globo Online
    02/09/2011

    Turbina de avião explode e causa pânico em vôo de Washington para Guarulhos, SP
    Ronaldo Braga

    RIO - Revoltados pelo descaso das autoridades americanas, que nada divulgaram sobre o assunto, alguns passageiros brasileiros que embarcaram, na terça-feira passada, de Washington, do Aeroporto de Delles, com destino à Guarulhos, na Grande São Paulo, denunciaram que, depois de 15 minutos de vôo, a turbina esquerda do avião, do voo UA-0861, da companhia United Airlines, explodiu no ar, o que causou uma grande turbulência e pânico. Uma grande quantidade fumaça invadiu o aparelho e, apesar do tumulto a bordo, o piloto conseguiu retornar ao aeroporto.

    - Foram momentos de terror. Houve pânico em pleno voo. A fumaça invadiu tudo, sufocando todos. Tivemos sorte de estarmos vivos. Foi um descaso total. Um absurdo muito grande - disse Alicea Beatriz Brito, funcionária da IBM, que retornou ontem ao Rio de Janeiro.
    Segundo ela, o voo marcado para o dia seguinte, às 12h, também teve problemas e a viagem foi cancelada. Alicea contou, ainda que as autoridades americanas ameaçavam que, caso os passageiros não viajassem no voo das 12h de quarta-feira, as malas acabariam extraviadas.
    - Após alguns minutos, quando controlaram o avião, nos disseram que voltaríamos para o aeroporto e posaríamos. Ninguém sabia até o momento do pouso como este seria, graças a Deus foi tudo bem, fora a parafernália dos bombeiros, ficamos uns 40 minutos no avião, para poder esfriar o aparelho. Os pneus estavam quase pegando fogo. No outro dia nos colocaram em outro voo que deu defeito - finalizou.

     

     

    Folha de São Paulo
    02/09/2011

    Justiça condena a TAM a pagar R$ 25 mil para idosa esquecida

    DE CUIABÁ - A Justiça de Mato Grosso do Sul negou recurso à TAM e manteve a sentença que condenou a companhia a pagar R$ 25 mil de indenização a uma idosa que foi "esquecida", em março do ano passado, em uma sala VIP no aeroporto de Guarulhos (Grande SP).
    Com dificuldades de locomoção por conta de uma cirurgia, Elza Gonçalves Dória Passos, então com 81 anos, aguardava em uma cadeira de rodas que funcionários da empresa viessem buscá-la, o que nunca ocorreu.
    Em nota, a TAM disse que só se manifestará sobre o caso à Justiça. Ainda cabe recurso.

     

     

    Folha de São Paulo
    02/09/2011

    Embraer faz voo teste com bioquerosene
    À base de camelina, o bioQAV é o primeiro querosene renovável certificado para a aviação comercial no mundo
    MARIANA BARBOSA

    Operadoras de jatos da Embraer poderão, em poucos meses, voar com a consciência ambiental mais limpa. A empresa fez, em agosto, o primeiro voo teste no Brasil com o bioquerosene de aviação desenvolvido pela Caafi (Iniciativa da Aviação Comercial para Combustíveis Alternativos, na sigla em inglês).

    À base de camelina, o bioQAV é o primeiro querosene renovável certificado para a aviação comercial no mundo.
    Sua fórmula foi certificada em 1º de julho por organizações de normas técnicas e autoridades aeronáuticas da Europa e dos EUA.
    O bioQAV pode ser usado pela aviação comercial em uma mistura de até 50% com o QAV normal.

    Responsável por 2% das emissões, a aviação tem investido pesadamente para se livrar da imagem de poluente. Globalmente, o setor se comprometeu a reduzir em 50% as emissões de CO2, tendo como referência 2005.
    O processo de fabricação do bioQAV é similar ao do biodiesel. Ele pode ser produzido com qualquer oleaginosa ou mesmo gordura animal. A TAM, por exemplo, está testando o pinhão manso.

    Há outras iniciativas. A própria Embraer, em parceria com a Amyris e a Azul, pesquisa um combustível de biomassa de cana. No entanto, a certificação desse combustível não deve acontecer antes de 2013 ou 2015.
    Guilherme Freire, diretor de estratégia de ambiente da Embraer, explica que o objetivo global do setor é que a produção seja descentralizada e que não haja dependência de uma única espécie vegetal.

    Com produção ainda limitada, o bioQAV de camelina custa três a quatro vezes mais que o QAV normal. A expectativa é que o preço caia com o aumento da produção e da demanda.

    O bioQAV já voa comercialmente nos jatos de Boeing e Airbus. As primeiras a "voar verde" foram Lufthansa, KLM e Aeroméxico.
    Os testes da Embraer foram realizados em parceria com a GE. "O avião respondeu de forma esperada, não há qualquer diferença no desempenho", disse Freire.

    O próximo passo é obter certificações nas agências nacionais do petróleo (ANP) e da aviação civil (Anac).

     

     

    Folha de São Paulo
    02/09/2011

    CORTE REJEITA QUEIXA CONTRA FUSÃO TAM-LAN

    O Tribunal Constitucional rejeitou recurso da rival PAL Airlines e abriu caminho para que o órgão antitruste chileno emita parecer sobre o acordo.

     

     

    Brasilturis
    02/09/2011

    O Brasil PRECISA do projeto Avianca
    Antonio Euryco

    ILHÉUS – Com a experiência de um dos executivos mais vividos da aviação comercial brasileira, Tarcisio Gargioni explicou os motivos do seu retorno ao setor, completando dois meses e meio de Avianca. Garantiu que se decidiu mesmo ao verificar  a viabilidade do plano de crescimento da empresa no projeto de cinco anos e aplicação de R$ 2,4 bilhões. ‘Neste 2011, nosso aumento de oferta já atingiu 37% a mais.  Com oito meses deste ano, temos certeza de fechar  2011 com crescimento de 40% a mais,  pois a resposta de mercado está melhor que o esperado.”
     
    Para o vice-presidente da Avianca, o mercado já cresceu muito e ainda vai crescer bastante. ‘Ser uma empresa de nicho e com serviços diferenciados é o que nos leva a mostrar pontos decisivos que habilitam esta possibilidade. Nossos equipamentos tem a marca do conforto, com todos os  assentos oferecendo espaço superior a 76 c m sendo que nos A318 que estão operando, os cinco que chegaram neste ano, temos o encosto de cabeça no banco. O conforto se estende com mais entretenimento a bordo, o serviço de lanches  e tudo isto se reflete na ocupação maior. Somos competitivos oferecendo qualidade e tenho certeza, o Brasil já tem hoje um mercado que está exigindo este serviço melhor’.
     
    Tarcisio salientou que o objetivo é ter o índice de ocupação mais alto, este é o posicionamento que a empresa incorporou e, para comprovar, cita a questão do aproveitamento, em abril e maio: a Avianca foi a que apresentou melhores números, o índice superior em relação à média nacional. ‘Nosso modelo está certo e tem aval para seguir neste conceito’, frizou.
     
    Com este pensamento, revelou que o plano da Avianca é chegar próximo dos 50 aviões, ainda serão mais dez unidades do A318 para os próximos dois anos e a substituição gradativa dos MK28 (o Fokker de 100 lugares) até 2013.
     
    O primeiro dia de setembro marcou o inicio da rota para Ilhéus, 22o. destino da companhia que, acrescentando Bogotá, no seu internacional, voa para 23 localidades em 24 aeroportos e a partir desta data tem mais de 140 decolagens diárias. No caso da cidade baiana, que teve critério absolutamente técnico de escolha –‘ tem mercado, tem potencial, viemos para ficar’ – garantiu que “todos queriam, mas foi a Avianca quem teve a coragem em fazer”.
     
    Com o vôo e valores promocionais durante este mês, Ilhéus passou a ter ligação direta com Brasília (R$ 205  ida e volta), e Salvador (R$ 49 ). “Temos uma expectativa boa de consolidar este vôo bem rápido, o vôo de Ilhéus é uma excelente oportunidade”.

     

     

    Presstur
    02/09/2011

    Emirates inclui São Paulo nos destinos

    A Emirates solicitou autorização à empresa gestora dos aeroportos brasileiros, Infraero, para operar em Airbus A380 para o Aeroporto de São Paulo - Guarulhos, noticiou o “Panrotas”, parceiro do PressTUR no Brasil. A notícia diz que Guarulhos está preparado para receber o maior avião em operação, mas que quer evitar que seja em horário de “pico” do aeroporto.

    Segundo o “Panrotas”, em www.panrotas.com.br, a Emirates propunha aterrar às 18h30 e descolar uma hora depois, que é um período de grande intensidade de tráfego, pelo que a Infraero fez uma contra-proposta de a chegada ser as 16h00 e as 16h30 com partida duas horas depois.

    A notícia cita o director da Emirates no Brasil, Ralf Aasmann, que informou que a companhia está a verificar “a possibilidade de operar o A380 em vários aeroportos ao redor do mundo, incluindo o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo”.
    “O Brasil é um destino muito importante para a Emirates, e esperamos trazer o A380 para São Paulo quando for o momento correcto”, acrescentou.

    A Emirates tem actualmente 15 A380 a operar e tem encomendados mais 75.

     

     

    Presstur
    02/09/2011

    A340 da Turkish derrapa da pista em Bombaim

    Um avião Airbus A340 da Turkish Airlines com 104 passageiros e tripulantes a bordo derrapou para fora da pista ao aterrar hoje em Bombaim, Índia, informou a companhia turca, acrescentando que todos os ocupantes saíram ilesos.
    A Turkish atribui as causas do incidente a chuva intensa, mas refere que a vai ser conduzida uma análise em colaboração com a autoridade indiana da aeronáutica.

    O avião fazia um voo entre Istambul e Bombaim. A Turkish informou que já tem um avião alternativo para os passageiros que hoje tinham voo de Bombaim para Istambul.

     

     


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