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    29/06/2024

    Avião da Embraer é usado no combate a incêndios no Pantanal
    O KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira), gigante fabricado pela Embraer, tem auxiliado o combate aos incêndios que tem destruído parte do Pantanal
    Por Leandro Vaz

    O KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira), gigante fabricado pela Embraer, tem auxiliado o combate aos incêndios que tem destruído parte do Pantanal. A aeronave está na Base Aérea de Anápolis. As queimadas veem devastando a região.

    O KC-390 Millenium tem capacidade para realizar operações seguras e é equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que fornece funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.

    O MAFFS tem um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros de água em áreas de incêndios. “Este sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios. Tudo isso é realizado levando em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390”, diz a Força Aérea.

     

     

    Aeroin
    29/06/2024

    Airbus explica o recurso na cabine voltado a reduzir os riscos de desorientação espacial de pilotos
    Juliano Gianotto

    Em 12 de maio de 2010, uma aeronave caiu ao tentar pousar no Aeroporto de Trípoli, na Líbia. O avião operava em condições de neblina e, segundo o relatório final de acidente da Autoridade de Aviação Civil da Líbia (LCAA), durante a execução de uma manobra de arremetida devido à baixa visibilidade e um alerta de proximidade com o terreno, a equipe de voo sofreu desorientação espacial.

    Essa desorientação, combinada com monitoramento insuficiente dos parâmetros de voo e reação inadequada da tripulação, resultou em um voo controlado contra o terreno (CFIT).

    A desorientação espacial ocorre quando os pilotos não conseguem interpretar corretamente a atitude, altitude ou velocidade do avião, muitas vezes intensificada pela falta de referências visuais. Esse incidente destacou a importância do Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM) eficaz, adesão aos procedimentos operacionais e resposta oportuna aos alertas.

    Para prevenir acidentes semelhantes, a Airbus desenvolveu o recurso “soft go-around” (SGA). Essa funcionalidade foi projetada para mitigar os riscos associados às manobras tradicionais de arremetida, especialmente em condições desafiadoras.

    O sistema de soft go-around pode ser ativado durante uma arremetida para reduzir o empuxo enquanto garante uma trajetória de subida. Isso diminui uma aceleração potencialmente alta que pode levar a ilusões sensoriais, onde os pilotos podem erroneamente sentir que o avião está subindo muito íngreme. Ao fornecer empuxo otimizado, a função SGA reduz a aceleração longitudinal, minimizando assim o risco de desorientação.

    Quando a tripulação de voo inicia uma arremetida selecionando Take-off/Go Around (TO/GA) e reduz o empuxo, o sistema SGA:

    - otimiza o empuxo: garantindo uma aceleração suave e reduzindo o risco de desorientação espacial;
    - fornece trajetória de voo ideal: automatizando a trajetória de voo ou fornecendo orientação para evitar atitudes muito íngremes;
    - melhora a consciência situacional: oferecendo indicações visuais claras para auxiliar os pilotos.

    Ao usar menos empuxo, a função SGA reduz as chances de ilusões sensoriais que podem levar a correções perigosas. Esse sistema é especialmente crucial em condições onde o empuxo máximo não é necessário, oferecendo uma alternativa mais segura e gerenciável às arremetidas tradicionais.

    A introdução do recurso soft go-around, padrão no A330neo, A350 e A380 e opcional no A320neo e A330, marca um avanço significativo na segurança de voo, segundo evidencia a Airbus. Essa inovação não apenas melhora a segurança das manobras de arremetida, mas também reduz a probabilidade de erro do piloto. Garante uma resposta consistente e ideal durante as fases críticas do voo, contribuindo para céus mais seguros.

    A funcionalidade soft go-around, aliada ao CRM eficaz e à adesão estrita aos procedimentos operacionais, representa um passo crucial para garantir que os pilotos tenham as ferramentas necessárias para navegar com segurança e eficácia em situações desafiadoras.

    Informações via Airbus

     

     


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