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  • Aeroin
    06/05/2024

    Azul tem avião vermelho para não criar briga com passageiros de Parintins
    Carlos Martins

    A Azul mudou sua cor para entrar de vez no clima do Festival Folclórico de Parintins, local da maior rivalidade do país, segundo os amazonenses. A disputa entre o Boi Garantido (de símbolos vermelhos) e o Boi Caprichoso (de símbolos azuis) é feroz, igual ao animal que eles representam, e todos os anos eles se enfrentam no Bumbódromo, nome popular para o Centro Cultural de Parintins.

    Este ano o festival será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, e pela primeira vez será transmitido em cadeia nacional junto do streaming, estando disponível para qualquer pessoa no mundo assistir, através da Rede Globo e suas afiliadas/subsidiárias.

    Com grande audiência e importância deste festival folclórico que se assemelha um pouco com a disputa de escolas de samba do sudeste, a Azul decidiu entrar de vez na festa.

    Seguindo outras marcas patrocinadoras do festival, como a Coca-Cola e o Bradesco, que abandonaram o vermelho das suas logomarcas para adotar o azul e não criar animosidade com a equipe e apoiadores do Boi Caprichoso, a companhia aérea faz o sentido contrário para não desagradar o Boi Garantido.

    A disputa é tão acirrada, que quem está de um lado não cita o nome do outro boi, e não consome nada que esteja nas cores do adversário. Ao mesmo tempo, o respeito na arena é alto, sem vaias ou xingamentos durante o desfile do “boi contrário”, como os adversários são referidos.

    E hoje surgiu no Aeroporto da Pampulha, onde a Azul tem um centro de manutenção, um Embraer E195-E1 de matrícula PR-AXG, com a logo da empresa em vermelho do lado esquerdo, junto do adesivo do Garantido, enquanto do outro lado a cor está normal, mas com o adesivo do Caprichoso.

    Apesar da brincadeira, a barriga, motor, winglet e a cauda da aeronave permanecem azuis do lado esquerdo, seguindo o padrão da empresa. No passado, a Azul já trocou a sua cor pelo verde pela sustentabilidade e pelo amarelo canarinho da seleção brasileira de futebol:

     

     

    https://www.aereo.jor.br
    06/05/2024

    CCR Aeroportos concede isenção de tarifas para voos com finalidades humanitárias ao RS
    Redação Forças de Defesa - DIVULGAÇÃO: CCR Aeroportos

    São Paulo, 6 de maio de 2024 – Os operadores aéreos que transportarem suprimentos, doações ou socorristas para contribuir com as operações de resgate ou assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul terão isenção das taxas aeroportuárias desses voos nos 16 aeroportos administrados pela CCR Aeroportos no Brasil e também no Aeroporto Internacional de Confins, no qual detém participação societária via consórcio BH AirPort.

    A medida contempla voos com foco em ações humanitárias e vale até o dia 15 de maio. Se necessário, o prazo pode ser estendido caso a situação de emergência no Estado persista. A medida é uma iniciativa conjunta da ANAC e da Aeroportos do Brasil (ABR), entidade da qual a CCR Aeroportos é integrante.

    Os aeroportos administrados pela concessionária são: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; e Pampulha, em Minas Gerais, além dos aeroportos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

    Contato com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul
    As operações aéreas destinadas a prestar ajuda humanitária ao estado devem ser conduzidas apenas por operadores voluntários que tenham coordenado suas atividades com antecedência com a Defesa Civil do Estado. Para isso, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp divulgado pelo órgão (51?9 8402-7396) com as seguintes informações:

    - Tipo de aeronave
    - Capacidade de carga
    - Prefixo
    - Localização atual
    - Número de contato
    - Sobre a CCR Aeroportos

    A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

     

     

    https://gauchazh.clicrbs.com.br
    06/05/2024

    Aviões do cantor Gusttavo Lima e da Gol chegam a Caxias com doações para afetados pela chuva no RS
    Em dia de fluxo intenso no Aeroporto Hugo Cantergiani, somente a aeronave da companhia aérea trouxe seis toneladas de donativos
    FLÁVIA TERRES

    Um avião do cantor Gusttavo Lima aterrissou, no final da tarde desta segunda-feira (6), no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul com doações para pessoas afetadas pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul. O artista entrou em contato com a administração do aeroporto para saber quais tipos de donativos poderiam ser entregues.

    Vinda de São Paulo e pousando por volta das 18h, a aeronave trouxe colchões, mantimentos e água, que foram retirados por militares do Exército Brasileiro. Depois de ser descarregada, retornou para São Paulo, onde deve ser novamente carregada com medicamentos e outros itens e retornar ainda na noite desta segunda-feira com mais materiais. Toda a carga está sendo catalogada pela equipe do Exército e levada por outras aeronaves para as cidades afetadas. Até o momento, são mais de 360 municípios afetados pela chuva.

    Além da aeronave do cantor, um avião da Gol aterrissou no aeroporto instantes antes, com seis toneladas de donativos. Os itens que chegam no aeroporto são levados para um hangar para, em seguida, serem encaminhados para distribuição aos municípios atingidos.

    Segundo a administração do aeroporto, o fluxo de aeronaves de pequeno, médio e grande porte nesta segunda-feira foi equivalente à quantidade que o Hugo Cantergiani recebe em, pelo menos, 20 dias. Os aviões e helicópteros vindos para a cidade saíram de Estados como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Muitas doações foram feitas por empresas privadas ou pessoas que reuniram donativos e alugaram aeronaves para fazer as entregas.

    De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício D’Ávila, companhias aéreas estão remanejando voos gradativamente de Porto Alegre para Caxias do Sul. Acrescentou que, neste momento, não é possível afirmar se o fechamento do aeroporto da Capital vai intensificar ainda mais o fluxo de voos na cidade da Serra.

    Durante a chegada das aeronaves com os donativos, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, esteve no aeroporto acompanhando a situação ao lado do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr. O prefeito mencionou que o fluxo visto nesta segunda-feira, com influência do fechamento do aeroporto de Porto Alegre, intensifica a necessidade de construir o novo aeroporto no distrito de Vila Oliva.

    — Está provado que o nosso Aeroporto Hugo Cantergiani é bom, mas precisamos de um apoio maior tanto da aviação civil quanto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), porque a cidade está se transformando em um corredor humanitário e nós não temos essa estrutura toda para dar o atendimento necessário. O movimento de hoje se equivale ao movimento de quase um mês. Então, estamos fazendo movimentos para conseguirmos mais apoio para melhorar o funcionamento do nosso atual aeroporto, e vemos que é urgente o aeroporto de Vila Oliva — diz o prefeito.

    Atualmente, o aeroporto de Caxias do Sul é um dos principais pontos de conexão de outros Estados com o Rio Grande do Sul.

     

     

    https://terrabrasilnoticias.com
    06/05/2024

    ‘Avião do juízo final’: se você vir essa aeronave nos céus, o fim do mundo pode estar próximo; ENTENDA
    Por Terra Brasil Notícias

    A Rússia possui uma das mais enigmáticas e poderosas aeronaves do mundo: o Ilyushin Il-80, conhecido como o ‘avião do juízo final’. Esse avião é um centro de comando aéreo projetado para operar em caso de guerra nuclear, mantendo os líderes do estado e oficiais militares importantes em segurança enquanto continuam a comandar a situação.

    Vamos conhecer mais sobre o Ilyushin Il-80, o avião russo do ‘juízo final’:

    Design e Base: O Ilyushin Il-80 fez seu primeiro voo em 1985 e começou a ser entregue em 1987 após várias modificações. Seu design é baseado no modelo de aeronave civil Il-86 da Ilyushin, mas com diferenças visíveis. Ele é frequentemente chamado de ‘Maxdome’, embora alguns o refiram como ‘Camber’, um termo usado na navegação comercial para os Il-86s.

    Ausência de Janelas: Uma característica notável do Maxdome é a ausência de janelas na cabine, exceto no cockpit, que possui janelas protegidas contra explosões. Essa modificação foi feita para proteger os ocupantes de um pulso eletromagnético (EMP) ou de uma explosão nuclear. As portas do deck superior foram reduzidas em número, e apenas uma escada permanece.

    Equipamentos e Antenas: No topo da fuselagem, na frente, há uma grande antena SATCOM, enquanto na parte traseira encontramos grandes antenas. A cauda da aeronave abriga um guincho para uma antena de frequência muito baixa (VLF), e os estabilizadores horizontais também têm espaço para sensores ou antenas de comunicação.

    Geradores e Proteção: O Il-80 possui dois grandes geradores elétricos dentro de seus motores, com entradas de ar e jatos de exaustão nas extremidades. Em comparação com seu equivalente americano, o ‘Nightwatch’ (desenvolvido a partir da aeronave Boeing 747), o avião russo é protegido contra EMP, blindando seus equipamentos e fiação e mantendo instrumentos analógicos no cockpit.

    Comunicação e Autonomia: O avião de três decks carrega painéis elétricos, transformadores redutores de tensão, equipamentos SATCOM e VLF. Ele possui uma antena de fio de arrasto que pode se estender até cinco milhas (8 km) de comprimento e pode carregar 13 links de comunicação. Embora o ‘Nightwatch’ precise de dois tanques KC-135 totalmente carregados para reabastecer completamente, o Il-80 pode permanecer no ar por até duas semanas.

    Estratégia de Defesa: O Ilyushin Il-80 desempenha um papel central na estratégia de defesa e comando da Rússia, garantindo a continuidade do governo em caso de conflito nuclear. Sua existência e capacidades são um lembrete da realidade da guerra nuclear e da preparação contínua das nações para enfrentar qualquer eventualidade futura.

     

     


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