Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018
09/05/2010

<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Zero Hora
09/05/2010

Test-drive no céu do Estado
Controlado por joystick do solo, avião não tripulado passa por teste da Aeronáutica em Santa Maria

O avião sobe ao céu de Santa Maria, mas o piloto fica em terra, comandando tudo de dentro de um contêiner, na Base Aérea, onde há um moderno sistema de controle, com joystick e telas de vídeo. A cena pode até lembrar uma mistura de videogame com aeromodelo, mas se trata de um teste da Força Aérea Brasileira (FAB) em avião não tripulado.

Apresentado ontem em uma cerimônia com a presença do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, o israelense Hermes 450 começou a voar em março após treinamento de pilotos e técnicos. Uma das vantagens dos aviões não tripulados é o fornecimento de informações em tempo real. Uma câmara de vídeo e de infravermelho capta imagens que podem ser usadas para várias finalidades, como identificar alvos e verificar o avanço do inimigo, em caso de guerra. Em situações civis, pode encontrar vítimas de desastres naturais.

Até o fim do ano, dois modelos serão testados pela FAB, na Base Aérea de Santa Maria. A fabricante do avião, a israelense Elbit Systems, e a porto-alegrense AEL-Aeroeletrônica, que integra o grupo Elbit, cederam as aeronaves para testes sem custos.

A Base Aérea de Santa Maria foi escolhida para testar o aparelho porque é uma das únicas do país com esquadrão de reconhecimento e ataque com avião.

 

 


<< Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>

Página Principal