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  • O Globo Online
    14/10/2012

    Pneu de avião cargueiro estoura durante pouso e Viracopos é fechado
    Segundo Infraero, não há previsão para que decolagens sejam retomadas.

    O pneu de um avião cargueiro estourou durante o pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e a pista está fechada desde às 20h, sem previsão de reabertura. Segundo informações da assessoria do aeroporto, ninguém se feriu no incidente. A aeronave pertence à empresa Centurion e saiu de Miami, nos Estados Unidos.

    Ainda de acordo com a assessoria do aeroporto, o avião está sendo removido e, posteriormente, uma inspeção será feita na pista. Só depois decolagens e pousos serão retomados, mas não há previsão do horário para que isso ocorra.

    Os voos que pousariam em Viracopos foram desviados para os aeroportos de Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). Em relação às decolagens, a informação é de que cada companhia definirá o que fazer.

    Viagem da Ponte Preta adiada
    A comerciante Cirlene Camargo Corrêa, de 38 anos, conta que estava no interior de avião com destino a Navegantes (SC) quando observou o ocorrido. "O avião estava de frente para a pista naquele momento. Achei que esta aeronave estava caindo, por causa das faíscas na pista. O saguão está lotado", disse.

    Por conta do incidente, a viagem do elenco da Ponte Preta para o Rio de Janeiro está indefinida. O time enfrenta o Fluminense neste domingo (14), às 18h30, no estádio São Januário.

    A assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não soube informar o número de voos afetados.

     

     

    TribunaHoje.com
    14/10/2012

    Viracopos permanece fechado após incidente com cargueiro
    Um avião de carga, pertencente à companhia Centurion Cargo, teve problemas durante seu procedimento de pouso na noite de ontem

    O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permanece fechado na manhã deste domingo em decorrência de um incidente envolvendo um avião cargueiro em uma de suas pistas ocorrido às 19h55 de sábado. Nenhum pouso ou decolagem é realizado desde a noite de ontem e tampouco há previsão de quando o trânsito aéreo local será retomado.

    Um avião de carga, pertencente à companhia Centurion Cargo, teve problemas durante seu procedimento de pouso na noite de ontem. Informações preliminares indicam que um pneu da aeronave teria estourado, mas a empresa não confirma a informação. Não houve feridos.

    O avião precisa ser removido para que as operações no terminal sejam reabertas. Enquanto isso, o aeroporto de Guarulhos (SP) recebe voos originariamente programados para Viracopos, que teve ontem 34 cancelamentos. De acordo com o último boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) da manhã deste domingo, todos os sete voos já estão cancelados.

     

     

    O Globo
    14/10/2012

    Aeroportos privatizados terão R$ 16,5 bilhões em investimentos
    Empresas anunciam obras em Brasília, Campinas e Guarulhos

    As empresas que ganharam a concessão dos três primeiros aeroportos leiloados no país — Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Brasília — anunciaram ontem R$ 16,5 bilhões em investimentos nos terminais. O consórcio Inframérica, do aeroporto de Brasília, informou que vai investir R$ 1,1 bilhão para ampliar a capacidade do terminal da capital federal até as Olimpíadas, em 2016 — quando o número de passageiros subirá dos atuais 17 milhões para 23 milhões por ano. Mas 80% deste capital virão do BNDES, que tem as taxas e condições de pagamento mais acessíveis do mercado. Nos próximos 45 dias, o banco vai liberar um empréstimo emergencial de R$ 300 milhões para iniciar as obras obrigatórias para os Jogos da Copa e até junho de 2013, o financiamento total.

    Os consórcios que ganharam a licitação para operar os dois aeroportos paulistas, por sua vez, prometem investir R$ 15,4 bilhões nos próximos 30 anos. Só em Viracopos, que tem o grupo Triunfo no comando, serão R$ 8,4 bilhões. Em Guarulhos, maior terminal de passageiros da América Latina e arrematado pela Invepar, o investimento previsto é de R$ 7 bilhões.

    — O que mais interessa é dar continuidade e celeridade (às obras) porque o tempo urge. Teremos 25 anos (prazo da concessão) de vida, mas nesses dois anos a pressão será maior — disse José Antunes Sobrinho, presidente do consórcio de Brasília.

    A empresa assume o aeroporto da capital federal — que ainda está sendo gerido pela Infraero — no dia 1º de dezembro. Em novembro, começa a construção de um terminal de passageiros, a reforma dos dois terminais de embarque, a ampliação de pátio e pista para aeronaves, pontes de embarque (fingers), além da expansão do estacionamento para três mil veículos, O aeroporto vai ganhar também salas VIPs no terceiro andar.

    A empresa já está fazendo terraplanagem para construção um novo pátio de aeronaves e vai derrubar o puxadinho (terminal provisório) feito pela Infraero. Não haverá tempo para concluir parte das reformas no ano que vem, quando será realizada a Copa da Confederações, o que vai exigir um plano de contingência para receber o volume extra de passageiros.

    Obra em Guarulhos inclui hotel 5 estrelas

    Viracopos e Guarulhos já estão passando por reformas. Em Viracopos, por exemplo, serão desembolsados R$ 69 milhões na revitalização do atual prédio de embarque e desembarque. Essa reforma, mais emergencial, deve ser concluída até o fim do primeiro trimestre de 2013 e prevê novos banheiros, acessos cobertos até os terminais e ampliação das salas de espera. Nesta primeira fase outros R$ 1,4 bilhão serão usados na construção de um novo terminal até antes da Copa.

    A obra em Guarulhos inclui a construção de um terceiro terminal de passageiros, com hotel cinco estrelas e capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, e de um edifício garagem, com cinco andares e 3,3 mil vagas. Esta é a primeira fase do projeto, que terá investimentos de R$ 3,5 bilhões e prevê o alargamento de uma das pistas para suportar aviões como o gigante A 380, até o primeiro trimestre de 2014, três meses antes do início da Copa.

    O estilo arquitetônico dos dois aeroportos também vai mudar. Em Viracopos, a proposta é ter um terminal com o conceito de “aeroporto cidade”, inspirado nos de Munique, na Alemanha, e de Schipol, em Amsterdã, na Holanda. No fim, a capacidade vai saltar dos atuais 9 milhões de passageiros por ano para 14 milhões. Guarulhos será mais parecido com o dos aeroportos asiáticos e a capacidade vai subir dos atuais 30 milhões de passageiros por ano para 44 milhões na Copa, chegando a 60 milhões ao fim da concessão.

     

     


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