<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • Fentac/CUT - 14/09
    15/09/2012

    Aposentados realizam ato na AGU do Paraná

    Os aposentados do Aerus no Paraná realizaram ato na Advocacia Geral da União (AGU), nesta quinta-feira (13/9), reivindicando o cumprimento da sentença que obriga a União ao pagamento integral dos benefícios. Eles foram acompanhados pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), que apóia a causa.

    Os aposentados protocolaram oficio, na sede da AGU em Curitiba, em defesa do cumprimento da sentença e foram recebidos pelos procuradores e advogados da União.

     

     

    Folha de São Paulo
    15/09/2012

    Com buraco na asa, avião faz pouso de emergência em SP
    Pneu de um voo da Delta estourou na decolagem, em Guarulhos; borracha se soltou e atingiu a asa direita - O buraco afetou um dispositivo que ajuda a pousar e decolar -e o avião, com 220 pessoas a bordo, teve que voltar
    MARTHA ALVES - RICARDO GALLO

    Um avião da Delta fez um pouso de emergência ontem de madrugada no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). O problema ocorreu porque um dos pneus estourou enquanto o avião decolava, às 22h32. A borracha que se soltou do pneu atingiu -e rompeu- uma parte da asa direita do Boeing 767-300.

    O buraco afetou um dos flaps, dispositivo nas asas que é ativado nos pousos e decolagens para aumentar a sustentação. Foi quando o piloto pediu para voltar.

    O voo DL 256, com 209 passageiros e 11 tripulantes, iria para Detroit (EUA).

    Como estava com tanques cheios, a aeronave teve que despejar combustível antes de aterrissar, para reduzir o peso. O pouso foi à 1h07.

    Ninguém se feriu. Houve susto entre os passageiros, que disseram ter ouvido um barulho de explosão. Porém, não houve pânico, disseram quatro deles à Folha.

    "Estava estranha a demora [para pousar], mas não houve desespero", disse a médica Maria Inês Macea. Quando o avião pousou, passageiros aplaudiram o piloto.

    Equipes dos bombeiros estavam ao lado da pista. A aterrissagem foi normal, embora mais rápida pelo problema no flap -que, por criar resistência aerodinâmica, auxilia a frear o avião.

    PRECAUÇÃO

    A Delta informou que a decisão de voltar para Cumbica foi por precaução. "Segurança é sempre uma das prioridades da Delta e os clientes foram acomodados em outros voos." Sobre o problema nos flaps, a companhia não falou.

    Um pneu furado foi um dos fatores que derrubaram um Concorde em julho de 2000, na França. As investigações apontaram que o pneu atingiu uma peça na pista; a borracha foi jogada nas asas, o combustível vazou e o motor perdeu potência;o avião pegou fogo e explodiu. As 109 pessoas a bordo morreram.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>