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  • Valor Econômico
    12/08/2011

    Seae dá aval para a criação da Latam
    Juliano Basile

    A TAM e a LAN obtiveram, na noite de ontem, um parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae) que foi favorável à união de suas operações, que visa criar a Latam. No documento, a Seae recomenda ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovação do negócio, sem a imposição de qualquer restrição.

    A Fazenda verificou que a disputa entre as duas companhias está em apenas três rotas de transporte de passageiros e dez de cargas. No primeiro caso, são rotas que vão de São Paulo para Lima, no Peru, Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile. No segundo, há rotas para a Europa, Estados Unidos, América Latina e internas no Brasil, como de São Paulo a Manaus.

    Essa sobreposição de rotas foi considerada pequena pela Seae, que concluiu que há rivalidade com outras companhias aéreas, como a Gol, e as "ameaças dos entrantes potenciais são críveis e sugerem a tendência de práticas de preços em moldes competitivos".

    O parecer indica que a união entre a LAN e a TAM não deve encontrar maiores dificuldades no Cade. O conselho, no entanto, não tem prazo para realizar o julgamento final da operação.

    No Chile, o Tribunal Constitucional acolheu, anteontem, uma queixa da PAL Airlines, rival da LAN naquele país, e, com isso, foi mantida a investigação do Cade local sobre o negócio. Lá, o Tribunal de Defensa de la Libre Competencia (TDLC) também não tem prazo para julgar o negócio.

     

     

    Valor Econômico
    12/08/2011

    Gol vai recomprar até 10% das ações preferenciais em circulação
    Camila Dias

    SÃO PAULO -  A Gol Linhas Aéreas aprovou um programa de recompra de até 10% de suas ações preferenciais em circulação no mercado, ou 9.493.188 papeis. As ações serão adquiridas pela companhia a preços de mercado no pregão da BM&FBovespa.

    Segundo a companhia, o objetivo é "maximizar a criação de valor para os acionistas em razão da cotação atual das ações da companhia no mercado. As ações adquiridas pela Gol serão mantidas em tesouraria para posterior alienação ou cancelamento, sem redução do capital social.

    A recompra será feita ao longo de um ano, a partir de hoje. Santander CCVM, Deutsche Bank Corretora de Valores e Merryl Lunch serão as instituições intermediárias para a operação de recompra dos papeis da companhia aerea.

     

     

    Folha de São Paulo
    12/08/2011

    Fazenda recomenda que fusão Lan-TAM seja aprovada
    LORENNA RODRIGUES

    A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda deu nesta quinta-feira parecer pela aprovação sem restrições da fusão entre a TAM e chilena Lan, que deu origem ao grupo Latam Airlines, uma das maiores empresas aéreas do mundo. O acordo foi anunciado em agosto do ano passado. A análise da operação segue agora para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão responsável por julgar processos de fusão como esse.

    Segundo o parecer, a secretaria identificou sobreposições na área de atuação das duas empresas em três rotas de transportes de passageiros (entre São Paulo e as cidades de Santiago, Buenos Aires e Lima) e em dez de transportes de cargas (entre São Paulo e países da Europa, Estados Unidos, Argentina e outros). Apesar disso, a secretaria entendeu que isso não ameaça a concorrência no setor.

    "As condições de rivalidade no setor sugerem a tendência de práticas de preços em moldes competitivos", afirma a Seae, em nota.

    CHILE

    Porém, a fusão ainda sofre ameaça no Chile, onde a companhia aérea local PAL Airlines abriu uma queixa contra a Lan, embora a Justiça do país tenha afirmado que não irá suspender a investigação antitruste sobre a união.

    A fusão está suspensa desde o início do ano, quando o TDLC, o órgão de defesa da concorrência chileno, acatou a demanda de uma associação de direito dos consumidores contrária ao negócio.

    Procurado pela Folha, o TDLC informou que deverá emitir um parecer sobre o caso na próxima semana.

    A PAL apresentou ao Tribunal Constitucional --responsável pelo cumprimento da legislação do país-- um recurso de inconstitucionalidade de um acordo da Lan com a Fiscalía Nacional Económica para mitigar os efeitos da fusão no mercado.

    A Lan espera que o tribunal chileno se pronuncie ainda neste mês sobre a fusão.

    2012

    A intenção de criar a Latam foi anunciada em agosto do ano passado. A expectativa inicial era concluir a negociação, após o trâmite regulatório, em julho deste ano.

    Nesta semana, o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, disse que a nova previsão é concluir a operação no primeiro trimestre de 2012.

    "Estamos otimistas. Contribuímos e demos todas as informações. Temos interagido. Não há nenhuma informação que não tenhamos dado", disse o executivo após participar de um seminário.

     

     

    Folha de São Paulo
    12/08/2011

    Gol tem prejuízo de R$ 358,7 milhões no 2º trimestre do ano

    A Gol anunciou prejuízo líquido de R$ 358,7 milhões no segundo trimestre de 2011, ante resultado também negativo de R$ 51,9 milhões no mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses do ano, a aérea tinha registrado lucro de R$ 110,5 milhões. Segundo a empresa, o resultado negativo ocorreu principalmente em função do cenário competitivo no mercado brasileiro e pressão nos custos operacionais, como combustível e tarifas de pouso. A Gol teve queda de 2,3% na receita de passageiros.

    O Ebitdar (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing) ficou negativo em R$ 67,6 milhões, frente os R$ 274,2 milhões no segundo trimestre de 2010 e R$ 411,5 milhões entre janeiro e março deste ano.

    De acordo com a aérea, a queda ocorreu em função do resultado operacional negativo no período. A Gol teve prejuízo operacional de R$ 270,8 milhões entre abril e junho, com margem negativa de 17,3%. A empresa volta a destacar que a retração foi resultado de uma menor receita de passageiros, assim como reflete a pressão de custos.

    "O aumento do custo operacional foi parcialmente compensado por um ganho em eficiência operacional representada pela maior utilização das aeronaves", informou.

    Diante do resultado negativo e sinais de que o custo com combustível continuará alto, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr., afirma no balanço que a empresa tomou medidas para cortes de custos que devem ter impacto completo no final de 2012.

    "Após a implantação de todas as iniciativas em curso, estima-se uma redução de cerca de R$ 650 milhões de despesas (...) Com as medidas em implementação, a companhia deverá voltar a dar retorno adequado aos seus acionistas, já em 2012", afirma o executivo.

    Em 28 de julho, a empresa anunciou a revisão de suas projeções financeiras para 2011.

    O "yield" (indicador que reflete o preço das passagens) teve queda de 13,8% na comparação com o segundo trimestre de 2010, devido ao crescimento da oferta doméstica da indústria em 14,4%.

    Já na comparação com os três primeiros meses do ano, a retração foi de 8,2% também devido ao acirramento da competição do mercado interno durante um trimestre sazonalmente mais fraco.

    RECOMPRA DE AÇÕES

    A companhia anunciou ainda um programa de recompra de até 10% de suas ações preferenciais. No ano até o final de julho, os papéis da empresa acumularam desvalorização de 51,8%.

    "Essa iniciativa tem como objetivo maximizar a criação de valor para os acionistas em razão da cotação atual das ações da companhia no mercado", afirmou a Gol no anúncio da recompra, que é válida por um ano a partir desta sexta-feira.

    Segundo o preço de fechamento da ação na véspera, de R$ 10,34, a empresa pode gastar cerca até R$ 98,16 milhões.

    TAM

    A concorrente TAM anunciou nesta semana que reverteu o prejuízo e encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 60,3 milhões.

    No mesmo período de 2010, o prejuízo foi de R$ 174,8 milhões. Mas o resultado foi 53% inferior ao do primeiro trimestre deste ano (lucro de R$ 128,8 milhões).

     

     

    Jornal de Notícias - Portugal
    12/08/2011

    Avião mais rápido do mundo desaparece sem deixar rasto

    O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, informou, quinta-feira, que o avião mais rápido do mundo desapareceu durante uma missão de teste sobre o Oceano Pacífico. Segundo o comunicado da Agência de Defesa e Pesquisa de Projectos Avançados dos EUA, o "HTV-2 Falcon" foi lançado "a bordo" de um foguetão, a partir da Base da força aérea Vandenberg, na Califórnia, no que deveria ser uma "missão sem falhas", mas desapareceu sem deixar rasto.

    Após a separação com o foguete, o avião ficou em silêncio, durante a fase de voo livre, e efectuou uma série de manobras de teste. Passados 36 minutos de voo foi perdida a comunicação com o avião de alta-velocidade.

    Sem tripulantes a bordo, o Voo "hipersónico" estaria preparado para atingir velocidades na ordem dos 21 mil quilómetros por hora (o que, por exemplo, permitiria fazer a viagem entre Londres e Sidney em menos de uma hora) e para resistir a temperaturas de 2000 graus, aproximadamente.

    O avião possibilitaria, aos militares, poderem atacar alvos em qualquer parte do mundo, num intervalo de tempo sempre inferior a uma hora.

     

     

    Info-Exame
    12/08/2011

    Petrobras quer produzir biodiesel para avião

    Rio de Janeiro - A Petrobras Biocombustível (PBio) investirá US$ 600 milhões, do total de US$ 4,1 bilhões previstos para ser investido pela subsidiária até 2015, no segmento de biodiesel e de suprimento agrícola. Com isto, a empresa espera manter nos próximos anos a participação de cerca de 25% do mercado nacional, disse ontem (11) o presidente da PBio, Miguel Rossetto, ao detalhar o Plano de Negócios 2011/2015 no segmento de biodiesel.

    Nos planos da estatal, está a previsão de investir parte dos US$ 300 milhões, destinados à área de pesquisa, a fim de desenvolver tecnologia para a produção de biocombustíveis para a aviação, o bioqueresone, que a subsidiária espera colocar no mercado até o final de 2015.

    Rossetto disse ainda que a PBio trabalha com a escolha entre duas rotas tecnológicas: uma via óleo vegetal e a outra a partir da sacarose (açúcar).

     

     


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