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  • Exame.com
    08/07/2011

    Gol compra Webjet com “desconto” de R$ 200 milhões
    Marcelo Onaga

    A Gol Linhas Aéreas acertou a compra de sua concorrente Webjet, quarta maior companhia aérea do país. O anúncio será feito  por volta das 17h00 de hoje. A companhia comandada por Constantino Junior deverá desembolsar 300 milhões de reais pela Webjet. O valor está bem abaixo de avaliações de mercado, que estimavam um preço de 500 milhões de reais, considerando um múltiplo de seis vezes o Ebitda da companhia em 2010.

    Há algumas explicações para o “desconto”. A Webjet, que pertence ao empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC, está com uma dívidade aproximadamente 250 milhões de reais, sendo que boa parte disso é de curto e médio prazo. Os altos custos operacionais, muito pressionados pela alta do petróleo, e a idade avançada da frota de 20 aviões da Webjet também depreciaram seu valor. A desistência do IPO no mês passado deixou a empresa sem muita saída, o que facilitou o negócio para a Gol.

    A pessoas próximas, Constantino Junior disse que a Gol ganha em capilaridade de malha com a aquisição da Webjet. A empresa tem vôos complementares aos da Gol e também possui slots em Brasília e Guarulhos, apesar de não ter posição relevante em Congonhas.

    Uma das primeiras medidas a ser tomada pela Gol na nova companhia será o início da renovação da frota, substituindo os antigos Boeing 737-300 por aeronaves mais novas, como os Boeing 737-800.

     

     

    Exame.com
    08/07/2011

    Gol negocia com WebJet e ações disparam
    Papéis da Gol ganhavam 4,08% às 14h56, contra queda de 1,13% do Ibovespa

    São Paulo - A companhia aérea Gol anunciou nesta sexta-feira que está negociando com a rival local de menor porte WebJet, em meio a um movimento amplo de consolidação da indústria mundial de aviação. Em curto fato relevante divulgado nesta tarde, a Gol informou que está "em tratativas com a Webjet Linhas Aéreas", sem revelar qual tipo de acordo está sendo trabalhado. Procurada, a WebJet, quarta maior companhia aérea do país em participação de mercado, não comentou o assunto de imediato.

    Antes mesmo da divulgação do documento, as ações da Gol exibiam forte valorização na Bovespa. O site da Aero Magazine, publicação especializada do setor aéreo, foi o primeiro a noticiar que a Gol estaria perto de fechar a compra da WebJet.

    Às 14h56, os papéis da Gol tinham ganho de 4,08 por cento, cotados a 19,88 reais, contra variação negativa de 1,13 por cento do Ibovespa.

    A WebJet encerrou maio com participação de mercado de 5,16 por cento, enquanto a Gol ficou com 35,39 por cento, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

    A negociação da Gol com a WebJet ocorre depois que a TAM, líder no mercado brasileiro e que está em vias de se fundir com a chilena LAN, anunciou em março a compra de 31 por cento da Trip, sexta maior empresa do setor no país, reforçando sua atuação em mercados de média densidade de passageiros.

     

     

    Monitor Mercantil
    08/07/2011

    Gol anuncia a compra da Webjet
    Aero Magazine

    A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, segunda maior empresa do mercado doméstico (atrás somente da TAM), anunciou nesta sexta-feira que está em negociações para comprar 100% de sua concorrente, a Webjet.  Os executivos de ambas as companhias estão reunidos neste momento para tratar dos negócios. A Gol afirma que mais informações podem ser anunciadas a qualquer momento.

    Segundo o site Aero Magazine, “a companhia aérea da família Constantino já adquiriu em 2007 a parte saudável da Varig, e, segundo as estatísticas de maio, tem 9% do mercado internacional a partir do Brasil. Ano passado, a família Constantino também adquiriu participação majoritária na Global Táxi Aéreo, empresa de fretamento de aeronaves executivas”. 

    Já a Webjet é a quarta maior empresa do mercado doméstico, com participação de 5%.

     

     

    Mercado & Eventos
    08/07/2011

    Diretoria da Gol acerta valor da compra da Webjet

    A Gol Linhas Aéreas deve anunciar na tarde desta sexta-feira (08/07), após o fechamento do mercado de ações, a aquisição da Webjet. Um comunicado aos acionistas acaba de ser divulgado. A companhia está negociando a compra de 100% da Webjet. Caso as negociações sejam concluídas hoje, a compra só vai ser confirmada após o fechamento do pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os executivos das duas empresas estão reunidos neste momento e Constantino Oliveira Jr, presidente da Gol, conduz as negociações.

    Segundo um dos executivos envolvidos no negócio, é "pouco provável" que a transação seja anunciada ainda nesta sexta-feira. Ainda não há qualquer documento para ser divulgado ao mercado. A transação ainda está sujeita à chamada due dilligence, uma espécie de auditoria na situação patrimonial e contábil da Webjet.

    Devido aos rumores sobre a aquisição, as ações da Gol dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A ação preferencial da Gol pulou de uma alta de 1,57%, há pouco, para um avanço de 4,19%. Atualmente, a Gol é a segunda maior empresa do mercado doméstico, com cerca de 35% dos passageiros. O Grupo TAM, dono também da Pantanal, lidera com participação de aproximadamente de 44%.

    De acordo com informações, o movimento da Gol também serve para evitar que grupos estrangeiros adquiram participação no mercado brasileiro. No ano passado, o grupo irlandês Ryan, proprietário da low cost Ryanair, prestava consultoria para a Webjet. Desde então, existem especulações sobre o interesse dos europeus na aquisição de ações da brasileira.

     

    A companhia aérea da família Constantino adquiriu em 2007 a parte saudável da Varig, e, segundo as estatísticas de maio, tem 9% do mercado internacional a partir do Brasil. Ano passado, a família Constantino também adquiriu participação majoritária na Global Táxi Aéreo, empresa de fretamento de aeronaves executivas.

    A Webjet é a quarta maior empresa do mercado doméstico, com participação de 5% e frota de 20 aeronaves Boeing 737-300 e tem posições em hubs estratégicos, como Guarulhos (SP) e Brasília (DF). A empresa já buscava parceiros e recuou, por conta da alta do preço dos combustíveis neste ano, de uma proposta de abertura de capital.

     

     

    Valor Econômico
    08/07/2011

    Governo quer compartilhar estruturas de aeroportos
    Rafael Bitencourt

    O governo federal propôs às companhias aéreas o compartilhamento da estrutura usada nos aeroportos a partir do fim do ano, período de maior fluxo de passageiros. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, coordenou ontem uma reunião com as principais empresas e os comandos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.

    A proposta do governo prevê a adaptação dos sistemas eletrônicos das companhias de modo a permitir o compartilhamento dos guichês, onde são feitos check-in, e dos terminais de auto-atendimento (totens). Segundo o ministro, as mudanças pretendidas não envolvem o compartilhamento de funcionários, mas apenas da estrutura usada pelas empresas.

    "Em vez de esperarmos o problema, vamos fazer um planejamento antecipado", disse Bittencourt. No encontro, compareceram os executivos e diretores da TAM, Gol, Azul, Webjet, Passaredo, Trip e Avianca.

    Bittencourt informou que o planejamento adotado para o fim do ano deverá ser utilizado permanentemente, inclusive nos períodos de menor fluxo de passageiros para garantir mais eficiência. Para ele, também deve ser estimulada a política de desenvolvimento da aviação regional.

     

     

    Folha de São Paulo
    08/07/2011

    TAM aposenta aviões da Pantanal após panes

    Após uma sucessão de panes, a TAM antecipou para ontem a aposentadoria dos três aviões modelo ATR-42 da Pantanal, companhia que comprou em 2009. Usados em voos para o interior de SP e de MG, os aviões só parariam dia 31. Na semana passada, um deles foi interditado e depois liberado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em seguida, teve de fazer pouso de emergência após um dos motores pegar fogo e parar. Passageiros com passagens compradas poderão remarcá-las na TAM.

     

     

    O Globo
    08/07/2011

    Empresas aéreas terão que dividir balcões de check-in no fim do ano
    Com medida, governo quer evitar caos e implantará projeto-piloto de autoatendimento
    Geralda Doca

    Na tentativa de suprir parte da deficiência da infraestrutura aeroportuária, o governo decidiu que nas férias de fim de ano as companhias aéreas terão que adotar o uso compartilhado dos balcões de check-in e dos terminais de autoatendimento (totens) nos principais terminais do país, estudo antecipado pelo GLOBO em maio.

    Também será implantado, em agosto, um projeto-piloto em Brasília e Guarulhos para que o próprio passageiro possa, pelo totem, fazer todo o procedimento de embarque sozinho: check-in, verificar passaporte, identificação digital, emitir e colar a etiqueta na bagagem e despachá-la na esteira.

    As novidades foram comunicadas ontem às empresas aéreas numa reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e outras autoridades cio setor. A ideia do uso compartilhado é aproveitar melhor espaços ociosos e reduzir filas. Atualmente, as companhias têm contratos com a lnfraero para utilização dos espaços.

    — Esse é um benefício que começará em dezembro e janeiro, período de maior movimento, e ficará como um serviço do aeroporto — afirmou Bittencourt.

    Já o projeto-piloto de autoatendimento completo será desenvolvido em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Para isso, a entidade já está fazendo um levantamento em Guarulhos e Brasília para medir o nível de serviço, como o tempo de espera no check-in, nos raios X, para entrar no avião, para receber a bagagem, na Receita Federal e na Polícia Federal. Com base na experiência internacional, serão fixados padrões a serem perseguidos nos terminais escolhidos.

    A medida exige a parceira de todos os órgãos que atuam nos aeroportos e das companhias aéreas. Dando certo, será ampliada para Galeão (Tom Jobim), Santos Dumont, Congonhas e Confins-Belo Horizonte.

    — Especialistas do setor estão identificando todas as melhores práticas, todos os procedimentos que devemos fazer no sentido de melhorar a capacidade dos aeroportos — afirmou o ministro.

    Também participaram da reunião ontem o presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Pellegrino, e representantes da Infraero e da Aeronáutica, além de executivos das empresas aéreas. Bittencourt disse que pretende realizar encontros periódicos com todos os envolvidos para discutir soluções para o setor.

     

     


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