<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • O Globo Online - 18:59h
    16/05/2011

    França recupera dados de caixas-pretas da Air France
    Reuters/Brasil Online

    PARIS (Reuters) - Investigadores conseguiram extrair com sucesso dados das duas caixas-pretas recuperadas do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico em 2009 durante o voo Rio de Janeiro-Paris, aumentando as chances de explicar o que causou o desastre que matou todas as 228 pessoas a bordo.

    O jornal francês Le Figaro informou em sua página na Internet que uma das caixas-pretas já forneceu informação suficiente para concluir que o acidente não foi causado por uma falha no avião da Airbus, mas não explicou como as autoridades chegaram a essa conclusão.

    A agência de investigação de acidentes aéreos da França, o BEA, disse nesta segunda-feira que foram resgatadas todas as informações do gravador de dados do voo, que monitora os sistemas da aeronave, e uma fita contendo as duas últimas horas de gravações de voz da cabine de pilotagem.

    A extração aumenta as chances de que o mistério sobre a perda da aeronave Airbus A330 seja finalmente resolvido.

    A BEA disse que em seis meses vai publicar o novo relatório do acidente.

    "O mais interessante vai ser descobrir o que a tripulação estava vendo e entendendo, e como eles estavam reagindo e gerenciando as suas respostas", disse Paul Hayes, diretor de segurança da consultoria de aviação britânica Ascend Aviation.

    O voo 447 do Rio para Paris desapareceu durante uma tempestade em 31 de maio de 2009, desencadeando uma caçada internacional para encontrar os destroços do avião e as caixas-pretas que podem ter pistas sobre o que aconteceu.

    Os gravadores do Airbus A330 foram retirados de uma profundidade de quase 4 quilômetros do mar no começo de maio, após uma longa operação de busca que custou 50 milhões de dólares, e em seguida foram enviados para Paris, onde chegaram na quinta-feira passada.

    Os dados agora serão analisados em detalhe, segundo o BEA.

    "Esse trabalho levará algumas semanas, e depois um relatório interino será elaborado para ser publicado no verão (do hemisfério norte)", afirmou a agência em comunicado.

    Investigadores disseram anteriormente que qualquer informação retirada das caixas-pretas levaria meses para ser processada e que não esperavam divulgar um relatório até o início de 2012.

    ESPERANÇA POR RESPOSTAS

    Parentes de algumas das 228 vítimas do acidente manifestaram a sua esperança de ver terminar em breve a espera de dois anos por explicações.

    A próxima etapa da investigação deverá se focar em quais sistemas falharam, cruzar essas informações com os alertas enviados pelo sistema automático de mensagens do avião e que tipo de dados estavam disponíveis para os pilotos antes do desastre.

    Dois aviões da Lufthansa estavam na mesma área meia hora antes do acidente da Air France, de acordo com informações da Organização Meteorológica Mundial divulgadas na época do acidente. Há relatos, contudo, que alguns aviões com passageiros tomaram rotas diferentes no dia.

    A investigação preliminar se focou nas leituras aparentemente inconsistentes nos sensores de velocidade do avião Thales, conforme relatado pelo sistema automático de mensagens de manutenção. Mas os investigadores disseram que nenhuma causa única pode ser identificada.

    O BEA deve fazer duas gravações dos dados da caixa-preta - uma para a sua investigação interna e outra a ser entregue a juízes franceses para definir se alguém deve ser responsabilizado criminalmente.
     

     

     

    Estadão
    16/05/2011

    Dados de caixas-pretas do voo 447 são recuperados

    Investigadores do acidente com o voo 447, da Air France, conseguiram com sucesso recuperar todas as informações capturadas no gravador localizado nas caixas-pretas da aeronave, informaram hoje funcionários, segundo o jornal The Wall Street Journal. O voo partiu do Rio de Janeiro no dia 31 de junho de 2009 e seguiria até Paris, porém caiu no Oceano Atlântico. Todas as 228 pessoas a bordo morreram.

    Uma equipe internacional liderada por especialistas franceses revisou durante o fim de semana as gravações de voz e outros dados do acidente, informou em comunicado o Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês).

    O BEA afirmou que a equipe coletou "todos os dados" gravados no voo e "toda a gravação das duas últimas horas de voo" na cabine de pilotagem. O escritório acrescentou que "todos esses dados irão agora passar por uma detalhada análise". Essa análise levará "várias semanas", quando então será escrito um relatório parcial, a ser divulgado no verão boreal, segundo o BEA.

    O Airbus A330 foi o primeiro grande avião comercial a desaparecer no meio de um voo em décadas. O acidente é o mais importante em anos a ficar sem explicação por tanto tempo. O caso levou a uma investigação criminal na França, e as autoridades francesas mostram bastante cautela ao tratar do caso.

    A gravação do avião estava em excelente condição e mostrava quase nenhuma corrosão de água do mar nem tinha outros tipos de dano, segundo uma pessoa familiarizada com a investigação, apesar das caixas-pretas terem ficado quase dois anos no fundo do mar.

    O gravador dos dados do voo foi projetado para capturar várias centenas de diferentes parâmetros, das operações no motor a movimentos no controle de voo, além de comandos gerados por computador e mudanças em vários sistemas automáticos. Ele foi encontrado recentemente por um robô que realiza buscas na água e chegou à França na semana passada.

    O gravador de vozes no cockpit, segundo uma fonte, sofreu pequenos danos e exigiu maiores esforços dos investigadores para a recuperação dos dados. Nas próximas semanas e meses, investigadores irão editar diferentes partes das gravações para montar uma linha do tempo dos diálogos até o acidente, que até agora confunde especialistas.

    Nunca as gravações digitais de um avião haviam sido encontradas em local tão profundo (quase quatro mil metros), depois de tanto tempo de um acidente. No mês passado foram encontrados destroços da aeronave, na quarta tentativa para isso.

    A causa do acidente ainda é desconhecida, apesar de mensagens automáticas enviadas dos computadores de bordo pouco antes do acidente revelarem problemas nos sensores de controle da velocidade do avião. Também foram registrados vários problemas em sistemas e a perda do controle da aeronave pelos pilotos. As informações são da Dow Jones.

     

     

    Jornal do Brasil - Online
    16/05/2011

    Air France aguarda fim do mistério após BEA anunciar que caixas-pretas estão intactas

    Air France divulgou nota sobre o anúncio da BEA (Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos) de que os registros dos gravadores do voo AF447 puderam ser lidos pelos investigadores. Estes dados serão agora analisados pelos investigadores do BEA e colocados no contexto que prevalecia no momento do acidente.

    "Este é um avanço decisivo na busca das causas desta tragédia. Esperamos, sinceramente, que a análise dos gravadores de voo traga respostas às perguntas que há quase dois anos, os familiares das vítimas, a Air France e a indústria da aviação mundial têm feito quanto as circunstâncias deste trágico acidente.", diz a nota.

    Mensagens intactas

    Os dados de voo do avião do AF447 Rio-Paris que caiu no Oceano Atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo, estão intactos puderam ser lidos integralmente nas caixas-pretas recuperadas, anunciaram as autoridades de aviação francesas nesta segunda-feira. A operação foi filmada e contou com a testemunha de dois representantes brasileiros.

    Segundo o BEA, as duas últimas horas de gravações e conversas entre os pilotos foram recuperados, o que deve auxiliar na investigação sobre o motivo do acidente da aeronave que fazia a rota Rio-Paris. Uma análise detalhada deve ser feita nas próximas semanas e um relatório parcial informado nos próximos meses.

    "Após operações para abrir, extrair, limpar e secar os cartões dos registros de voo, os investigadores de segurança do BEA foram capazes de fazer o download dos dados durante o fim de semana", declarou o órgão em um comunicado.

    "Estes downloads reúnem todos os dados do registro de voo, assim como toda a gravação das duas últimas horas do voo feitas pelo gravador na cabine do piloto", acrescentou.

    Os especialistas esperam que o equipamento, que contém as gravações dos parâmetros da aeronave durante o voo e as conversas dos pilotos, permita explicar as causas da catástrofe.

    As caixas pretas foram localizadas em abril entre os destroços do avião a uma profundidade de 3.900 metros.

    Além das caixas pretas, os operários recuperaram na segunda-feira um motor e outra peça que pode ser muito importante para a investigação.

    O voo AF447 Rio-Paris desapareceu dos radares em 1º de junho de 2009 com 12 tripulantes e 216 passageiros.

     

     

    Revista Época
    16/05/2011

    Jato executivo chega a velocidade de até 915 km/h
    De acordo com a Dassault, o avião pode percorrer a distância entre São Paulo e a Cidade do Cabo, na África do Sul, sem a necessidade de parar para reabastecimento
    Por Época NEGÓCIOS Online

    O jato executivo da Dassault pode chegar a uma velocidade de 915,4 Km/h. Lançado nesta segunda-feira (16/05), o avião permite transportar até dez pessoas. Segundo a fabricante, as inovações feitas no modelo anterior (Falcon 2000), permitiram ao jato percorrer distância equivalente ao trecho entre São Paulo e a Cidade do Cabo, na África do Sul, sem a necessidade de fazer nenhuma parada para reabastecimento.

    O novo avião, que deve ser certificado até o final do próximo ano, tem previsão de entrega para 2013.

     

     

    O Estado de São Paulo
    16/05/2011

    Avião da Airbus faz pouso de emergência em Cingapura
    Porta-voz do aeroporto confirmou que o A330 com destino a Jacarta teve que retornar à cidade-Estado por problemas no motor pouco depois de decolar

    Um avião Airbus A330 da companhia aérea hongkonesa Cathay Pacific teve que realizar na madrugada desta segunda-feira, 16, uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Cingapura após um de seus motores pegar fogo, informou a imprensa local.

    O porta-voz do aeroporto, Ivan Tan, confirmou que o A330 com destino a Jacarta teve que retornar à cidade-estado por problemas no motor pouco depois de decolar.

    Não houve feridos no incidente do avião de fabricação europeia, com capacidade para 200 viajantes.

    Em novembro do ano passado, um Airbus A380 da companhia aérea australiana Qantas teve que fazer uma aterrissagem de emergência em Cingapura após sofrer uma avaria em um dos quatro motores Rolls-Royce, que explodiu pela combustão do óleo em pleno voo.

    A Qantas manteve durante três semanas em terra a todos seus aparelhos do modelo, embora não paralisou a compra dos 14 aviões que tinha encomendado previamente ao fabricante europeu.

    A Airbus reconheceu que se tratou do primeiro problema técnico grave no maior avião de passageiros do mundo, que entrou em serviço há três anos.

     

     

    ZERO HORA
    16/05/2011

    Dados das caixas-pretas do voo Rio-Paris estão intactos, dizem investigadores
    Equipamentos foram recuperados do fundo do mar no início de maio

    Investigadores que analisam as caixas-pretas do Airbus A330, que fazia o voo 447, da Air France, informaram nesta segunda-feira que os dados contidos nos gravadores estão intactos. Os equipamentos foram recuperados do fundo do mar no início de maio, por um robô submarino.

    O Bureau de Pesquisas e Análises (BEA), órgão francês responsável pela investigação, divulgou um comunicado nesta segunda-feira, informando que os cartões de memória que contêm os dados do voo foram limpos e analisados.

    — Depois das operações de abertura, extração, limpeza e secagem dos cartões de memória gravadores de dados de vôo, os dados foram lidos durante a semana por investigadores do BEA — diz a nota, segundo informou o site do jornal francês Le Figaro.

    Entenda como funciona a caixa preta de uma avião:

    Todo avião tem, na verdade, duas caixas-pretas com funções distintas: uma que registra os dados do voo e outra que registra as conversas e sons da cabine.

    Flight Data Recorder (FDR): registra dados técnicos do voo. Tem capacidade para guardar de 800 a 1200 parâmetros como: velocidade, altitude, velocidade do ar, altitude de pressão, velocidade com relação ao som, posição do avião, situação dos motores, portas e temperatura.

    Voice Recorder: Contém os registros das conversas dos pilotos, das comunicações feitas por rádio e dos ruídos no interior da cabine. Tem capacidade para armazenar em até quatro canais distintos: do comandante, do 1º oficial ou co-piloto, do 3º eventual ocupante da cabine – que pode estar fazendo observações – e de todos os sons emitidos na cabine, como, por exemplo, uma explosão. Pode armazenar até 120 minutos. Desta forma, em um voo de 8h, por exemplo, só serão guardadas as duas últimas horas de conversas, o que aconteceu anteriormente é automaticamente descartado.

    As caixas-pretas, que na verdade são laranjas, são do tamanho de uma CPU de computador com a metade da altura. Apenas um terço dela é destinado a armazenar a memória. O cartão de memória é protegido por duas metades externas, feitas de fibra e duas películas de tungstênio, e resiste a fortes impactos, altas temperaturas e profundidade. Este envólucro garante que toda a memória será salva.

    Profundidade: pode ser submersa a até 14 mil pés (cerca de cinco mil metros)
    Temperatura: suporta até 1100ºC por até 30 minutos
    Esforço Mecânico: 3400g por 6,5 milisegundos. Seria como se a memória fosse atingida por marretadas.

    Geralmente as caixas-pretas estão localizadas na parte traseira do avião e nem sempre estão juntas. Contam ainda com uma bateria, que possibilita que sinais vibratórios de 37,5KHz, captados por satélites, possam ser emitidos por 30 dias.

    Informações: professor Hildebrando Hoffmann, vice-coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS .

     

     

    Mercado&Eventos
    16/05/2011

    Tam registra lucro líquido de R$ 128,8 milhões no primeiro trimestre

    A Tam fechou o primeiro trimestre do ano com um lucro líquido de R$ 128,8 milhões, revertendo a situação de perdas no mesmo período de 2010, quando havia registrado prejuízo de R$ 71 milhões. O lucro operacional (EBIT) cresceu 43,6%, para R$ 110,2 milhões, na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. A receita operacional bruta aumentou 17,1%, para R$ 3,2 bilhões no mesmo período, sendo que o faturamento com passageiros em voos domésticos e internacionais cresceu 7,2%, para R$ 2,4 bilhões. O total de passageiros pagantes transportados atingiu 9,3 milhões, com alta de 11,9%. A companhia operou uma média diária de 881 voos no período.

    "O bom desempenho apresentado pela Tam no primeiro trimestre reflete o impacto positivo dos alicerces que construímos para o novo período de crescimento da aviação brasileira. Temos hoje uma equipe de 29.110 pessoas, empenhada em oferecer serviços de alta qualidade", destaca o presidente da holding Tam S/A, Marco Antonio Bologna, lembrando que esse quadro é 3,3% maior que em dezembro de 2010.

    "Entre as novas ações com foco na conveniência e no conforto de nossos clientes, podemos citar as parcerias inéditas com a Pássaro Marron e a Princesa do Agreste, empresas interestaduais de ônibus das regiões Sudeste e Nordeste, respectivamente, para a venda combinada de passagens de ônibus e de bilhetes aéreos. Outra iniciativa importante é a inauguração de 17 novas lojas Tam Viagens em todo o Brasil neste ano, dentro do modelo de franquias implementado pela nossa operadora de turismo, que irá ampliar a rede das atuais 90 para 200 unidades franqueadas ainda em 2011", explica o presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbano Barroso.

    Veja aqui outros números da Tam:

    Mercado doméstico
    As receitas com passageiros no mercado doméstico, incluindo os dados da companhia Pantanal, cresceram 8,2% no período, para 1,5 bilhão, e o número de clientes pagantes aumentou 11,5%, para 7,9 milhões. A demanda (RPK) cresceu 14,8% e, combinada com aumento da oferta (ASK) em 12,9%, elevou a taxa de ocupação (load factor) em 1,2 ponto percentual, para 70,4%. Já o preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado (yield) teve uma redução de 5,7%, para 18,2 centavos de real.

    "Os números comprovam o sucesso da estratégia que implementamos para tornar as viagens de avião acessíveis para uma parcela cada vez maior da população, mantendo um serviço de alto nível de qualidade", ressalta Barroso. "No último dia 25 de abril, na volta do feriado de Tiradentes e da Semana Santa, 136 mil pessoas viajaram em nossas aeronaves, e batemos o recorde de passageiros transportados num único dia".

    Mercado internacional
    Nas operações internacionais, as receitas com passageiros cresceram 5,6% no primeiro trimestre, para R$ 861,6 milhões, e o número de passageiros pagantes aumentou 14,2%, para 1,4 milhão. A demanda (RPK) cresceu 16,3% e, combinada com aumento da oferta (ASK) em 11,9%, elevou o load factor em 3 pontos percentuais, para 79,6%. Já o yield teve uma redução de 9,2%, para 14,8 centavos de real. Em dólar, a diminuição foi de 1,8%, para 8,9 centavos de dólar.

    Tam Cargo e Multiplus Fidelidade
    As receitas da unidade de cargas atingiram R$ 255,1 milhões, com leve redução de 0,3%, com as operações domésticas registrando crescimento de 1,9%, para R$ 117,7 milhões, e as internacionais, redução de 2,1%, para R$ 137,4 milhões, influenciadas pela valorização média do real de 7,5% em relação ao dólar no período.

    O grupo de outras receitas operacionais apresentou crescimento de 126,1%, para R$ 542,8 milhões, na comparação anual, devido principalmente ao aumento de 456,6% na receita da Muliplus S/A, que atingiu R$ 227 milhões no primeiro trimestre.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>