<< Início   < Próxima  | |  Anterior >   Última >>
  • O Estado de São Paulo
    05/01/2011

    TAM atrasa, de novo, mais de 50% dos voos
    'Estado' teve acesso a documento por meio do qual empresa orientou comandantes a não atribuir atrasos a faltas ou problemas de tripulação

    Passageiros da TAM enfrentaram ontem mais um dia de caos nos aeroportos. A companhia chegou a atrasar mais da metade das decolagens em pelo menos 30 minutos. Às 14 horas, 52,9% dos 478 voos programados até aquele momento estavam atrasados. Às 22h, 65 haviam sido cancelados (7,9%).

    O problema tem sido constante. No domingo, houve 46% de atrasos. Na segunda, 57%. Segundo a TAM, a meteorologia tem motivado ajustes na malha aérea em período de grande demanda. A Infraero informou ontem à tarde que quatro aeroportos, em Foz do Iguaçu (PR), Montes Claros, Uberlândia e Confins (MG), tiveram fechamentos.

    A TAM nega que a tripulação seja insuficiente para atender à demanda, como afirmam sindicatos do setor. O Estado teve acesso, entretanto, a um documento distribuído a comandantes em novembro, solicitando que eles "evitem utilizar como motivo de adiamento a falta ou o atraso dos tripulantes".

    O documento foi visto como mordaça. "A empresa diz nas entrelinhas para mentirmos enquanto falta tripulação, não tem avião para voar e há desorganização", afirmou um comandante que pediu para não ter o nome divulgado. "Muitas vezes não tem copiloto e outro comandante precisa fazer a função, voando do lado esquerdo da aeronave, onde não está acostumado."

    Performance. O desempenho da TAM tem sido pior do que o da maioria das empresas. Apenas a Webjet, cujas decolagens têm sofrido atrasos constantes, chegava perto dos índices da TAM às 14h de ontem, com 40,3% de atrasos. A empresa culpou problemas meteorológicos e volume de passageiros.

    O empresário Denis Ricardo Tribes, de 23 anos, reclamava ontem que havia perdido um dia de trabalho. Seu voo saiu do Aeroporto de Confins (MG) com uma hora e meia de atraso. Ele pousou em São Paulo por volta das 13h10, quando já havia perdido a conexão para Joinville (SC). O passageiro da TAM esperava a nova conexão às 18h45.

    A TAM afirma que está assistindo os passageiros e trabalha para normalizar as operações, usando até aeronaves voltadas para voos internacionais. A companhia afirma que o comunicado obtido pela reportagem é do dia 26 de novembro, quando chuvas interromperam as operações de vários aeroportos. Equipes chegaram com atraso ou superaram o limite de horas trabalhadas. O objetivo era preservar os tripulantes, diz a TAM.

    Anac. O alto índice de atrasos nos voos nesta semana e a forte movimentação de passageiros retornando das festas de fim de ano levaram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estender até sexta-feira a operação especial para evitar transtorno nos aeroportos. O esquema, iniciado em 17 de dezembro, deveria acabar anteontem. A prorrogação se restringe aos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília.

     

     

    O Estado de São Paulo
    05/01/2011

    Voo cancelado duas vezes causa tumulto em Confins (MG)
    Eduardo Kattah

    O adiamento de um voo fretado de Belo Horizonte para Porto Seguro (BA) causou tumulto ontem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana da capital mineira. Cerca de 150 passageiros protestaram ao serem informados do segundo cancelamento do TAM 9416, que foi contratado por uma empresa de turismo.

    A partida estava prevista para 0h10 de ontem. Depois de ser cancelado, o voo foi remarcado para 13h, mas só decolou do terminal às 16h50. Passageiros protestaram aos gritos na frente do balcão da empresa.

    A agência de turismo teria alegado aos clientes que foi informada pela companhia que os atrasos decorreram da falta de tripulação. A TAM informou que cumpriu o que determina a legislação vigente e deu toda a atenção aos passageiros.

     

     

    O Estado de São Paulo
    05/01/2011

    Azul lança voo entre Foz do Iguaçu e Campinas

    A Azul começa a operar em 10 de março um voo diário entre Campinas (SP) e Foz do Iguaçu. Serão seis voos diários que devem atender a 14 mil pessoas por mês. Os bilhetes têm preços que partem de R$ 99. A empresa já voa para duas outras cidades paranaenses: Curitiba e Maringá.

     

     


    << Início   < Voltar  | |  Avançar >   Última >>